EINHEIT



Einheit, expo de Lya Alves em comemoração aos 20 anos da reunificação da Alemanha

Instituto Cultural Germânico
16 de outubro à dia 12 de novembro;

A exposição de Lya Alves apresenta graffiti, pinturas em grandes formatos e diferentes suportes, e o projeto de ambientação “A terra dos poetas e pensadores”. Partindo da temática da queda do muro, a artista inicia uma reflexão sobre a queda do homem e sua relação com o conhecimento, tendo como pano de fundo o relato bíblico em Genesis.
Integrando a mostra Kultur no Instituto Cultural Germânico, há uma sessão com souvenirs da exposição onde o visitante poderá encontrar obras em pequenos formatos, camisas estampadas, caixinhas, postais e etc.
Para o dia do vernissage, ao invés da calmaria, a artista propõe ambientes com atividades diversificadas como desfile de moda, DJ e performances com artistas convidados.


Lya Alves é artista plástica, graffiteira e cursou teologia. Cresceu, assim, absorvendo a estética do desenho de publicidade, o traço de ilustrações de moda. Mais tarde incluiu o simbolismo e a influência da arte urbana.

Serviço:
EINHEIT – comemoração de 20 anos da reunificação da Alemanha
Instituto Cultural Germânico
Av. Sete de setembro, 131 – Icaraí  Fone: 2714-0879
Abertura: 16 de outubro(sábado) às 19:00 no ICG – Entrada R$15,00
17 de outubro à 12 de novembro, gratuito.




ROTEIRO


1º andar - Térreo
A árvore do conhecimento do bem e do mal

A instalação “ árvore do conhecimento do bem e do mal”, faz referência a Hegel, quando ele afirma que “ao olhar a árvore se perde de vista a floresta” e ao pensamento de F.G. Herder, que acreditava ser a Alemanha o centro pedagógico da humanidade. Com duas guerras mundiais e a violência pelas paixões ideológicas que a sacudiram durante o século XX, foi inegável o papel de seus escritores, filósofos, artistas e visionários.

Como o fluxo de ideologias que vem do alto, alienando, e oprimindo, a estrutura de papel simboliza a árvore do conhecimento do bem e do mal e sua própria fragilidade, que só tem força enquanto não se conhece a realidade. O jogo de luz e sombra também compõe da instalação. A luz, simbolizando o conhecimento, a verdade que denuncia a mentira; a estrutura de papel simbolizando o discurso mentiroso, alienante e opressor, e as sombras/trevas são  a verdadeira face da mentira. A medida que as ideologias são apresentadas nos três andares da exposição, o visitante literalmente caminha sobre aquela mentira até que os elos vão se partindo e se rompem definitivamente diante da árvore da vida, onde são definitivamente quebrados e pode-se desfrutar a liberdade .













Escadas
LatinhaZ - série 2

A liberdade econômica tornou-se fonte de medo e angústia, levando pessoas a desejarem a fuga por meio de ilusões de “terem” algo ou “pertencerem” a um grupo que lhes fariam sentir menos sós. A alternativa saudável é reconhecer a importância do outro nos vínculos de cooperação e solidariedade. A instalação alude a Erich Fromm, em “o medo à liberdade”, e destaca a compulsão como elemento anestésico para o medo à liberdade e a insatisfação.
 
2º Andar -Galeria
Pig

Ao retratar como objetos de culto as armas políticas e a imprensa, que cria e impõe opiniões e padrões, a artista ironiza a guerra santa forjada pela mídia e também as “fobias” de grupos sociais, Ideologias criadas para ocultar a violência social gerada por questões enraizadas e mal resolvidas como miséria, fome e educação. Os porcos são referência e trocadilho com a P.I.G., Política de Informação Golpista. A artista problematiza a relação entre grupos sociais e denuncia os mecanismos de informação global que documentam, disseminam e forjam esses conflitos pelo país, reivindicando em suas obras uma discussão acerca da ética e dos direitos humanos.
 
Escadas

Ovelhas


Toy Art é um fenômeno da arte urbana e da pop art. é um objeto para colecionadores que tem feito sucesso entre artistas e designers. A Toy “Ovelhas” faz referência ao conceito de Nietzsche sobre a mentalidade de rebanho e a fábula por ele criada para explicar a criação do conhecimento por seres inteligentes e mentirosos que foram extintos. As mentiras e o rebanho, porém, permaneceram e se multiplicaram.
Num rebanho, os últimos seguem os primeiros apenas porque eles estão na frente e não atrás. De modo semelhante ao gado, quantos indivíduos acolhem acriticamente as afirmações da massa. Seguem irrefletidamente os critérios da massa para discernir o verdadeiro do falso. Aderem impensadamente aos conceitos da multidão porque imaginam que é melhor acreditar do que examinar – avaliar criticamente.

3º andar - Galeria

Lupus





Seguindo a idéia de que o homem é um animal político, a obra faz homenagem a Lutero e suas 95 teses que libertaram os camponeses da opressão da venda de indulgências. Hoje a salvação não pode ser vendida, a salvação é pela fé. Porém, a fé tem sido negociada por alcatéias sacerdotais.

Escadas

Graffiti


O painel tem como eixo temático as ideologias que impedem a formação de indivíduos independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente, condição necessária para uma sociedade democrática. A indústria cultural cria as massas e tira-lhe qualquer possibilidade de emancipação. Se a árvore do conhecimento do bem e do mal (ideologias) é a árvore da morte, a árvore da vida é a árvore da verdade.


4º andar - Galeria

Pinturas em grandes formatos



Élcio, André e Antônio compõem a celebração da unidade. André tem um olhar misterioso e Élcio é irônico. Antônio comemora a vida e a liberdade em Jezreel, planície onde houve uma grande chacina devido a um golpe de Estado. Jezreel também é conhecido como vale de Megido, ou Vale da Decisão.
Acima de tudo isso, de toda morte e destruição, de toda mentira e falsidade, existe a liberdade.


Patrocínio:
(clique para ampliar)