Inspirada no fenômeno do céu amarelo, a grafiteira e artista urbana Lya Alves de Niterói, RJ traz para as telas o colorido dos muros da cidade. O fenômeno do céu amarelo, lindo e exuberante é feito da poluição do ar e sintoma da falta de cuidado so der humano com o planeta. Este descaso com o meio ambiente é o ponto de partida para questonar a sociedade hedonista, leviana e descompromissada. oque é viver intensamente? É viver á beira da morte? Por que viver intensamente não pode ser respirar ar puro numa tarde ensolarada? Ou tomar uma xícara de café quentinho? Porque felicidade está associada a consumo?
A pós-modernidade é marcada pelo consumismo, pela falta de limites, as pessoas sentem-se livres para agir como pensam, desejam e querem, buscando prazer e satisfação no imediatismo em tudo e sempre, numa despreocupação com a duração das coisas e de forma compulsiva. O que vale é o prazer imediato. Ou seja, tudo o que se faz é pensando no agora, sem discernimento, sem se importar ou refletir sobre o depois, as conseqüências, o futuro pouco importa.

Simulacro é o vício pós-moderno. Ninguém mais se importa com a realidade. Queremos o que é mais real que o real: "The real thing". Tudo é recriado, melhorado, sintetizado, vitaminado, turbinado, e precisa ser assim, esta é a regra do mundo hiper-real. Copiamos modelos de beleza mas ficamos cegos para a verdadeira beleza. Copiamos modelos de felicidade, mas não sabemos mais oque é felicidade. Imitamos um modelo de democracia, temos uma bandeira, até uma capital criada no meio do nada, tão fantasiosa quanto a Disney e os Casinos de Vegas, mas afinal, oque temos? Governo? Temos um país ou um simulacro de País?
Nas últimas décadas, é possível que os gastos com publicidade tenham sido maiores do que os gastos com a educação. Faz todo o sentido: adquirir e consumir é hoje o caminho pelo qual somos convidados a inventar nossas identidades para viver num mundo de fantasias do qual os publicitários são os empreiteiros.
Serviço
Amarelocéu – uma fábula visual de Lya Alves.
Abertura: 27 de junho ás 19:00 horas
Visitação: 27 de junho a 20 de julho
Local: Galeria 52, Aliança Francesa Niterói. – Rua Lopes Trovão, 52, icaraí -Niterói
Fotos da abertura da exposição: