3° Kolirius Internacional Macaé e o painel "Unidade na diversidade".


O 3° Kolirius Macaé foi fantástico, os caras mais feras no graffiti grafitando, a comunidade admirando, som na caixa, skates voadores, latinhas alucinadas, caps rebeldes e o sol brilhando: acredite, foi um delírio. 

No primeiro dia do evento, houve o vernissage da abertura do evento, que comemorava também os 200 anos de Macaé. No segundo dia do evento, começamos a grafitar, totalmente hardcore. O terceiro dia do evento, já havia terminado o graffiti, então aproveitei para observar os detalhes dos trabalhos dos feras que ali estavam. Obrigada, Muk, pelo convite, foi uma experiência e tanto.

Como já disse em outro post, os eixos temáticos do meu trabalho são alienação, coisificação e fetichismo. Desta vez, para falar da coisificação das relações sociais não usei muito simbologias ou antropomorfismos, usei simplesmente cores, minha irmã/persona Ivy, um sorriso e um colar de metal em referência a mulheres da África e Ásia que utilizam um colar de metal para alongar o pescoço para ilustrar a diversidade cultural. Tendo em vista a força da alienação, muitas pessoas passam a ver as mercadorias como se estas  tivessem vida própria, envoltas em um caráter místico, como o colar, que dá status. Ou como vemos nos comerciais da TV, onde um carro zero é a garantia da felicidade, ou uma prótese de silicone, que transforma magicamente uma mulher comum numa bombshell. "Ter é poder', o lema cruel não vale apenas para o capitalismo.

Mas o painel "Unidade na diversidade" não trata apenas de coisificação. Depois que coisificamos, massificamos. E adeus à individualidade. O trabalho foi inspirado no versículo:

"E determinou: “Que a terra seja coberta com todo tipo de vegetação! Plantas que dêem semente e árvores cujos frutos produzam sementes conforme suas próprias espécies. E assim aconteceu." - Gênesis 1:11

Os relatos de Gênesis revelam que a diversidade faz parte da criação do mundo:"produzam frutos conforme suas espécies"- isto é diversidade. A fé cristã estabelece a unidade na pluralidade e na diversidade cultural. O testemunho cristão está acima da possibilidade ou necessidade de identificar a fé com uma determinada cultura. A ação de Deus em favor da diversidade cultural e da dispersão dos povos é iniciativa do próprio Deus, como se vê no relato da Torre de Babel e no relato de Pentecostes. 

A diversidade cultural nunca foi um obstáculo para a missão de Deus. As ações de Deus em Babel e em Pentecostes revelam que a diversidade cultural faz parte da humanidade. Os construtores da Torre é que queriam uma só cultura, uma só língua, ignorando inclusive que a língua é a forma de expressão de um povo (Seria o "politicamente correto" a línguagem única desejada em Babel?). A atuação de Deus em Babel foi de preservar a diversidade cultural e a dispersão dos povos. Assim, a ação de Deus não foi punitiva, mas positiva. Deus percebeu que o projeto de Babel estava ancorado na opressão e exploração dos povos, fato simbolizado pela torre militar. Deus se pôs ao lado dos pequenos grupos em sua diversidade cultural e na sua dispersão territorial. Deus se posiciona contra aqueles projetos que visam centralizar o poder, explorar os meios de produção, uniformizar a humanidade, e outros. 

Eis aí a confusão, fazer toda a humanidade igual. Como assim, falar uma só lingua? Somos diferentes! Como assim, direitos iguais? Somos todos diferentes! Não somos iguais, e esse é o desafio. Unidade na diversidade. É fácil amar coisas e não pessoas, e um dos motivos certamente é pelo fato de que coisas não tem vida nem expressão própria. "Tolerância" é café pequeno,  amar quem pensa e age diferente dos seus padrões, este é um desafio proposto por Deus. Ou podemos ficar com a torre de Babel, a torre da massificação que unifica nosso corpo, mente e alma, nossos sonhos, anseios e pensamentos, onde o militarismo avança, o governo oprime, a linguagem precisa se tornar uma só (o politicamente correto), e vamos centralizar a ordem da sociedade num grupo único, estereotipando e excluindo todos os demais.

Vídeo da abertura da exposição: http://vimeo.com/71165952

Fotos da abertura no Ateliê da Beatriz Mignone
Mais Fotos aqui
Facebook do Kolirius 2013

























Fotos do making of, 2° dia:



















Fotos 3° dia


Clipping 3° Kolirius Internacional